Homenagem aos Papais!

Publicado em: 06/08/17

 

O Dia dos Pais já foi celebrado este ano em boa parte dos países do mundo que têm a data em seus calendários. Enquanto no Brasil ele acontece no segundo domingo de agosto, em cerca de 70 nações, entre elas os Estados Unidos, o Dia dos Pais cai no terceiro domingo de junho. Já alguns países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Itália, fazem a celebração em 19 de março, dia de São José.

A data começou a ser instituída no Brasil em 1953, por uma sugestão do publicitário Sylvio Bhering – que propôs a comemoração inspirado na norte-americana. O primeiro Dia dos Pais brasileiro ocorreu no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Posteriormente, ele foi mudado para o segundo domingo de agosto. Outro país que celebra na mesma data é a ilha de Samoa, no Oceano Pacífico.

O dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910.

O caso particular de outros países

Um caso curioso é o da Rússia, que celebra o dia dos pais em 23 de fevereiro. O motivo é o fato de que esse dia também é reservado para a comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local - data celebrada desde 1919. As duas datas acabaram por se entrelaçar.

Enfim, seja qual for o país, o importante é que ser pai é e sempre será uma abençoada missão. Papai, esteja presente em todos os instantes da vida escolar de seu/sua filho(a).

Parabéns pelo seu dia!

Últimas publicações



















INSTITUTO MÁXIMO DE EDUCAÇÃO

Rua João Américo da Silva, 384 - Centro - Jacareí
maximo.educacao@uol.com.br

© Copyright 2004-2017 - Quality Tecnologia e Sistemas