OBMEP - A Matemática resolve!

Publicado em: 04/04/17

 

Esse ano, no mês de junho, os alunos do Fundamental II participarão da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Como forma de verificação da capacidade de nossos alunos, essas competições têm como objetivo estimular o estudo da Matemática, além de identificar jovens talentos, incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. 

OBMEP é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP 2017 será dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e Escolas Privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.

  • As provas são divididas em 02 níveis: Nível 1 – alunos matriculados em 2017 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental e Nível 2 – alunos matriculados em 2017 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.
  • A Primeira Fase da OBMEP 2017 caracteriza-se pela aplicação de prova objetiva (questões de múltipla escolha), de caráter eliminatório, com 20 (vinte) questões totalizando 20 (vinte) pontos, diferenciada por cada nível. As questões propostas nas provas da Primeira Fase apresentam conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • A preparação para as provas será feita através do material didático elaborado pela OBMEP (disponível na página www.obmep.org.br), seguindo orientações dos professores de Matemática – Cynthia, Gema e Wellinghton.
  • Serão classificados para a Segunda Fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da Primeira Fase, selecionados em ordem decrescente de nota, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola, em cada Nível, conforme os critérios descritos no Regulamento da competição.
  • Serão concedidas aos alunos de Escola Privada 75 (setenta e cinco) medalhas de ouro, 225 (duzentas e vinte e cinco) medalhas de prata, 675 (seiscentas e setenta e cinco) medalhas de bronze, e até 5.700 (cinco mil e setecentos) certificados de menção honrosa (as premiações são analisadas de acordo com o desempenho dos alunos na 2ª fase).

PROVA DIA 06/06

Para auxiliar os alunos a se prepararem para a Olimpíada, além das aulas cotidianas, o professor Wellinghton atenderá aos que desejarem:

Plantão Específico para a Olimpíada de Matemática: Segundas-feiras, das 14h50 às 15h40 - Com início já no dia 08/05

Calendário da Olimpíada de Matemática

Data

Atividade

6 de JUNHO 
Terça-feira

PROVAS DA 1ª FASE (nas duas primeiras aulas)

19 de JUNHO

Data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase

11 de AGOSTO

Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas (no site www.obmep.org.br)

14 de AGOSTO a 
22 de SETEMBRO

Período para as escolas indicarem, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase

16 de SETEMBRO
Sábado, 14:30h 
(Horário de Brasília)

PROVAS DA 2ª FASE

22 de NOVEMBRO

Divulgação dos premiados


Para maiores informações, acesse www.obmep.org.br.

Últimas publicações






















INSTITUTO MÁXIMO DE EDUCAÇÃO

Rua João Américo da Silva, 384 - Centro - Jacareí
maximo.educacao@uol.com.br

© Copyright 2004-2017 - Quality Tecnologia e Sistemas